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O próximo nível da GS

Com o slogan "Next Level of GS", a BMW Motorrad não exagera. Para a R 1300 GS, a empresa de Munique desencadeou uma verdadeira explosão de inovações: um motor boxer completamente novo, um novo quadro e extensas revisões no Telelever e Paralever.

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O novo boxer faz a sua estreia na R 1300 GS

A cirurgia de coração aberto é considerada extremamente arriscada. E, no entanto, a BMW decidiu mais uma vez elevar o coração da série R – o motor boxer – aos mais recentes padrões técnicos. O novo boxer faz assim a sua estreia na tão desejada e apropriada na R 1300 GS.

 


Mas o que há de novo no Boxer 1300? Quase tudo

Comecemos pelo que não mudou. Contrariamente a algumas especulações, a BMW não converteu completamente o boxer para refrigeração a água, mas manteve a comprovada refrigeração de precisão. Isto significa que apenas os componentes sujeitos a elevado stress térmico, como as cabeças dos cilindros ou partes dos cilindros, são percorridos pelo líquido de refrigeração.

Como no modelo anterior, a troca de fluídos do boxer ocorre verticalmente de cima para baixo, o que faz sentido em termos de enchimento ótimo.

 


ShiftCam com árvores de cames desfasadas

Entre as tecnologias conhecidas encontra-se o controlo variável das válvulas ShiftCam, introduzido no ano de 2019 - mas agora as coisas ficam interessantes. Para minimizar o desfasamento dos dois cilindros, a BMW utiliza um truque. O veio da corrente de sincronização está localizado à frente do cilindro direito e atrás do cilindro esquerdo. O desfasamento restante na direção longitudinal do veículo - causado pelo pino da cambota - é praticamente impercetível.

 


O novo boxer tem 145 cavalos a partir de 1.300 centímetros cúbicos

A cilindrada do mais recente boxer da BMW é exatamente de 1.300 centímetros cúbicos. A partir deste volume, a unidade gera 145 cavalos de potência às 7.750 rpm, e o binário máximo de 149 Newton metros está disponível às 6.500 rpm. Isto faz com que o boxer 1300 tenha nove cavalos de potência a mais do que o seu antecessor. O aumento de binário é de seis Newton metros, mas para o alcançar, é necessário rodar o motor 250 rotações mais alto.

 


O boxer 1300 tem a transmissão sob o motor

Contudo, a inovação mais profunda do Boxer 1300 diz respeito à disposição da caixa de velocidades. Em vez de estar atrás do motor, a caixa de velocidades agora está por baixo. Do ponto de vista da BMW, existem boas razões para isso: a unidade torna-se mais compacta, o que beneficia a centralização das massas, e a unidade de transmissão também é mais leve graças aos veios de transmissão mais curtos.

 


Sistemas eletrónicos de assistência para mais segurança

A BMW equipou generosamente a R 1300 GS com sistemas eletrónicos de assistência na configuração standard. O condutor tem acesso ao controlo de binário do motor (MSR), assistência dinâmica de travagem (DBC), assistência de arranque em subida (HSC) e controlo dinâmico de tração (DTC) sem custos adicionais.

 


Quatro modos de condução como padrão para a R 1300 GS

O equipamento base da R 1300 GS inclui o modo de condução Enduro, que anteriormente estava disponível apenas como opção. Isso permite bloquear especificamente a roda traseira mesmo quando o ABS está ativado. Além deste modo, que é principalmente do interesse de pilotos aventureiros, a R 1300 GS também possui os modos de condução Estrada, Chuva e Eco. Opções adicionais para ajustar as características de desempenho e a intensidade de controlo do sistema de travagem anti-bloqueio e controlo de tração podem ser adquiridas com o modos de condução “Pro".

 


Travão integral com componentes Brembo

Como mencionado anteriormente, a escolha dos modos de condução não afeta apenas o desenvolvimento de binário, mas também a forma como o ABS funciona. O ABS Pro completamente integral é padrão a bordo da R 1300 GS. A função integral garante que os travões dianteiros e traseiros sejam ativados simultaneamente quando a manete de travão é acionada. A alavanca de travão do pé agora também atua nos travões dianteiros e traseiros. Na roda dianteira, dois novos travões radiais de quatro pistões da Brembo agarram os dois discos.



Quadro principal em chapa de metal como espinha dorsal da R 1300 GS

Contudo, a sede da BMW em Munique não esgotou a sua sede de inovação com as inovações mencionadas. Desde a R 1200 GS, um quadro treliçado em aço tubular caracteriza a aparência da Boxer GS. Mas não com a R 1300 GS. A construção delicada dá lugar a uma estrutura feita de peças de chapa de metal prensadas soldadas. Esta solução deve ser mais compacta, mais leve e mais rígida, diz a BMW. A habitual traseira também tem de dar lugar a um componente compacto em alumínio fundido.

 


Tudo Evo: Paralever e Telelever

A suspensão da BMW R 1300 GS foi completamente desenvolvida do zero. Para deixar isso claro, ambas as montagens agora têm o sufixo Evo. Mas o que significa isso em detalhe? O veio cardan foi equipado com juntas universais maiores, e um ângulo de torção menor também reduz a irregularidade da transmissão de rotação - típica das juntas cardan. Para facilitar a instalação e remoção da roda traseira, a engrenagem do veio traseiro agora tem um eixo de roda mais longo.

Para minimizar os movimentos inclinados fundamentais do controlo da roda dianteira, os engenheiros da BMW foram mesmoa ao fundo do saco de truques para o Telelever. A ponte superior do garfo está agora ligada rotativamente ao quadro através de um rolamento de esferas profundo. A ligação pivotante às barras do garfo é feita através de um armazenamento flexível com rolamentos de barril. Esta desvinculação liberta o guiador preso à ponte do garfo do movimento inclinado e garante que o guiador se mova sem ser influenciado pela suspensão.

 


Sistemas avançados de assistência a bordo do 1300 GS

O equipamento com radar permite a utilização de sistemas avançados de assistência (Advanced Rider Assistance Systems, ARAS) a bordo da R 1300 GS. Mesmo na configuração básica, a nova GS possui Controlo de Cruzeiro Dinâmico (DCC) com função de travagem. Se desejar ainda mais segurança, pode adquirir o Assistente de Condução com Controlo de Cruzeiro Ativo (ACC), Aviso de Colisão Frontal (FCW) e Aviso de Mudança de Faixa (SWW) como equipamento opcional de fábrica.

 


Faróis LED de matriz e ecrã TFT de 6,5 polegadas

Falando em eletrónica, a BMW também utiliza a tecnologia mais recente no sistema de iluminação da R 1300 GS. O rosto da nova GS é caracterizado por um farol de matriz com quatro elementos dispostos em forma de X. Naturalmente, todas as outras fontes de luz também são LEDs.

Um ecrã TFT a cores serve como centro de informação no cockpit, que pode ser personalizado com inúmeras opções de visualização e possui funções adicionais quando emparelhado com um smartphone.



 

Conclusão

Bem feito, BMW! Muito bem feito, BMW! É o que podemos dizer perante esta ofensiva tecnológica para a R 1300 GS. E o bom disso: apesar de todo o amor pela tecnologia, os engenheiros não perderam de vista as virtudes básicas da GS.

O peso total, que foi reduzido em doze quilogramas, não só agradará aos pilotos com ambições fora de estrada, o tratamento para perda de peso em conjunto com o poderoso boxer 1300 também deverá ter um efeito adicional na agilidade em passeios na estrada.

 

E, por último, mas não menos importante, estamos ansiosos por uma precisão de condução ainda melhor graças ao Telelever Evo e Paralever Evo.

 

Não estamos a revelar muito neste momento se dissermos que a equipa de desenvolvimento da Touratech trabalharam intensamente na nova R 1300 GS nos últimos meses. Já na feira internacional de motos EICMA, de 9 a 12 de novembro em Milão, a R 1300 GS estará disponível além do sistema de caixa de alumínio ZEGA e do top case, muitos outros produtos / acessórios, como proteções (barras de proteção, proteção do motor, etc.), sacos macios (saco de depósito, saco de pendura, saco traseiro, etc.) e outros acessórios que podem ser vistos ao vivo.

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